outubro 28, 2013

A cena do chuveiro

Neste espaço onde pretendo trazer algumas das cenas de cinema que considero mais memoráveis estarão com certeza muitas daquelas que nos vêm logo à memória e que correspondem a filmes que marcaram a história. A recuperação de certas cenas será então um cliché ou mais um apontamento de banalidade dada a popularidade dessas imagens, não nego isso. Mas por outro lado nunca é demais rever e relembrar esses momentos, muitas vezes feitos de simplicidade, frutos do fait diver, feitos sem o propósito de tornar memorável, não mais sendo do que pedaços que complementam uma narrativa.
Neste caso relembrar a cena do chuveiro em Psycho é mais do que um cliché. Mas na perspectiva da análise e estudo da mecânica cinematográfica, esta revisitação é seguramente uma obrigação.

1 comentário:

  1. Nunca me canso de rever esta sequência, uma das mais brilhantes da história da sétima arte. E que tanto inspirou filmes vindouros. Mesmo quem não tenha visto o filme, quase de certeza já viu ou pelo menos ouviu falar desta sequência. Para além de que é reutilizada e parodiada em tudo quanto é lado.

    Abraço,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar