março 04, 2013

O taxi driver fala comigo

Quando Travis pergunta you talkin’ to me?, ele na verdade está a provocar-nos. Ele está a perguntar se estamos a falar com nós mesmos, tal como ele o está a fazer. Não se trata de qualquer personagem imaginária, alucinação ou loucura. É bem real. Através do filme, esta personagem pergunta-nos até quando vamos ficar calados, até quando vamos ficar sem fazer nada, até quando vamos aguentar toda a injustiça do mundo, até onde suportaremos o silêncio do outro (o próprio) perante o que o rodeia e até quando esse outro submisso vai continuar a dizer-nos o que fazer ou não fazer...
O taxi driver é o homem comum que circula nesta vida e que tem a capacidade para tornar-se um herói. Ele é O herói. E o táxi driver finalmente compreende que a sua insignificância não o pode condenar à apatia. É esta tomada de consciência que dá o significado ao statement de Travis. Ele agora já compreende e age para livrar o mundo da escumalha que ele entende por aqueles que vivem da exploração dos outros seres humanos. Tem razão. E Travis tem finalmente coragem para olhar nos olhos das pessoas e confrontá-las com a sua realidade. Ele reconhece a beleza no mundo e esforça-se por amar a Mulher; ele quer humanizar os indignos e convertê-los para o Mundo; ele até quer entender a Politica e acreditar no governador, mas é genuíno e verdadeiro demais para isso.
No fim, ele sabe que tem de ir mais além e decide por isso tornar-se um revolucionário urbano que acredita que por salvar uma vida consegue salvar um mundo inteiro. E fê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário