março 30, 2013

O bom Oeste


Quer se goste ou não do género, é um facto indiscutível que dos westerns de Sergio Leone saíram algumas das imagens e dos momentos mais inesquecíveis do cinema. Da sua filmografia destacam-me O Bom, o Mau e o Vilão e Aconteceu no Oeste. Dois westerns brilhantes mas bastante diferentes.

No primeiro encontramos as velhas técnicas e as consolidadas formas tradicionalmente spaghetti e que lhe atribuem uma espécie de característica pop e isso aliado a uma boa história simples e crua resulta num filme que resiste muito bem ao tempo. O pop que confiro ao Bom, o Mau e o Vilão é, neste caso, uma característica positiva. É essa característica pop que vai dar o público ao género e é nessa característica que reside a fórmula que permite a revisitação do estilo como faz Tarantino ou Rodriguez perpetuando assim aqueles elementos mais puros e duros com suas doses de humor à mistura. Há duas cenas no filme que são marcantes: o duelo final entre os três - um absoluto clássico - e quando o Vilão chega ao cemitério e começa numa correria desenfreada à procura da campa dourada ao som de Ecstasy of Gold de Morricone. Grande momento.

Em Aconteceu no Oeste perde-se esse tom pop mas ganha-se mais filme na sua vertente mais épica. Aconteceu no Oeste é mais complexo e verdadeiro, mais sério e de estilo mais maduro. E tecnicamente não se lhe pode apontar um defeito, é irrepreensível. No início, a cena da espera do comboio até aparecer Bronson com a sua harmónica é suprema. Aliás, a apresentação das personagens nos filmes de Sergio Leone é qualquer coisa de ficar para a história. Claudia Cardinale desempenha aqui o papel da mulher do povo que pode ser entendida como a primeira matriarca do Oeste e Henry Fonda que é absolutamente icónico faz-nos crer que os homens de olhos azuis e doce tez também podem ser os maus da fita. É um filme de grandes planos e de grandes personagens que traçam os cenários do Oeste de forma memorável.

Um apontamento para a música. Morricone que musicou os mais variados filmes, sendo dos westerns italianos uma parte muito importante, dá uma outra dimensão a estes filmes em particular através da banda sonora. Podemos até afirmar que aquelas músicas não são apenas banda sonora para os filmes, elas poderiam ser a banda sonora para as nossas vidas.

1 comentário:

  1. O Bom, o Mau e o Vilão pode ser o mais conhecido e falado filme de Leone, mas Aconteceu no Oeste há-de ser sempre o melhor western dele para mim. Na minha modesta opinião tenho para comigo que bastava aquela genial sequência inicial, que culmina num duelo que acaba por fazer eco com o duelo final de O Bom, o Mau e o Vilão, para este filme ser considerado uma obra-prima. Tudo o resto está lá para tornar Aconteceu no Oeste um dos maiores épicos do Western. E de sempre.

    Cumprimentos,
    PMF

    ResponderEliminar